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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41293

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Título: Desinformação e misinformation na internet : desafios para a competência crítica em informação
Autor(es): LUSTOSA, Rafaela Ferreira Pessôa
Palavras-chave: Informação; Informações tecnológicas; Competência
Data do documento: 31-Mar-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LUSTOSA, Rafaela Ferreira Pessôa. Desinformação e misinformation na internet: desafios para a competência crítica em informação. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta pesquisa aborda os fenômenos da informação, misinformation, desinformação e da pós-verdade, que prosperam nas redes digitais contemporâneas. Reconhece as habilidades críticas e analíticas associadas à competência em informação como um recurso para ajudar os usuários de informação a identificar fontes confiáveis enquanto refutam as notícias falsas. Assim sendo, o objetivo geral é buscar um entendimento conceitual mais completo e profundo das noções de informação, misinformation e desinformação, suas interconexões e características distintivas e suas implicações para a competência em informação das pessoas. Especificamente, procura distinguir as características que designam as diferenças entre informação, misinformation e desinformação e aponta as possíveis contribuições da competência crítica em informação para a reflexão sobre esses problemas informacionais reconhecidos da atualidade. Com relação aos objetivos, esta é uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos técnicos, esta é uma pesquisa bibliográfica. Iniciou com a identificação e caracterização do material bibliográfico e, em seguida, fez a sua classificação por grupos temáticos. Para a análise se utilizou de leitura exploratória, seletiva, reflexiva e interpretativa. Adotou-se a proposta metodológica de análise conceitual de Fallis (2014; 2015). Na noção de Fallis, é o engano intencional (ou não acidental) que distingue desinformação de misinformation. Assim, o traço distintivo entre misinformation e desinformação é a intencionalidade: o engano não intencional versus o intencional (não acidental). Enquanto a misinformation é uma informação imprecisa, um erro acidental e portanto não intencional, a desinformação é uma informação deliberadamente enganosa. A competência crítica em informação é, portanto, reconhecida como um recurso de empoderamento que fornece aos indivíduos as habilidades e competências necessárias para se tornarem cidadãos informados. O conceito mais frequentemente usado para representar a intenção crítica de mudar as realidades sociais é a emancipação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41293
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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